segunda-feira, julho 17, 2006

Monarquia na Sérvia ainda este ano ?


"A grande notícia internacional do dia (23 de Maio de 2006), que por cá se escamoteou: o primeiro-ministro sérvio anunciou o propósito de restaurar a monarquia num país reduzido geográfica, moral e politicamente após 40 anos de comunismo, 8 de cleptocracia populista-socialista e 3 de balbúrdia. O triunfo moral da instituição real e a assunção do bom senso da classe política pode gerar um inesperado efeito de dominó na Roménia, Bulgária, Albânia e Montenegro. "
___________________________________________________________
Encontrei esta notícia num blog.
Como muitos de voçês sabem, eu sou monárquico. Considero que é com este regime que podemos ter Portugal de volta, mas não é agora a altura de explicar porque é que a Instituição Real serve melhor os portugueses que a república. No entanto, fica aqui esta notícia. Muito curiosa, por sinal. Caso para perguntar: porque é que estes países sentem a necessidade de voltar a ter um Rei como chefe de Estado?

4 Comments:

At quarta-feira, julho 19, 2006 8:18:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E ainda nos fartamos de dizer mal dos países de Leste. Como vêem estas mentalidades tornaram-se baste mais realistas do que nós podemos imaginar. Gente da música, das artes, da ciência e das letras, pessoas formadas superiormente aderem em massa a estes ideiais muita das vezes esquecidos. Estaremos por cá para receber a realeza Sérvia, com todo o respeito e protocolo que lhes é por direito.

 
At quarta-feira, julho 19, 2006 8:46:00 da tarde, Blogger Diogo Tomás said...

É verdade. Há uma grande tendência para criticar os países de Leste. Estes começam a olhar para a monarquia como um factor de união. É importante lembrar q muitos deles pertenceram à ex URSS e sentem uma enorme necessidade em encontrar uma instituição que vivifique a identidade nacional. O comunismo arruinou o seu patriotismo.
Só com a identidade vincada é que poderão vencer neste mundo globalizado. A Instituição Real é a que mais pode fazer pela restauração dos valores destes países, pois representa a continuidade dos reis q sempre acompanharam este povos.
Percebemos q o Joseph é monárquico e partilho com ele a vontade de restaurar a monarquia por todos os países. Só espero que em Portugal possamos assistir a um situação idêntica à da Sérvia. Parr isso só temos q convencer todo o tipo de pessoas, incluindo as q o Joseph refere, de que um Rei será melhor Chefe de Estado que um presidente.
Gosto de ver alguém que considera “realistas”, as pessoas q acreditam na monarquia.

 
At domingo, dezembro 10, 2006 7:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, para nós Brasileiros, aqui a monarqquia e e por conseguinte a palavra rei, é sinonimo de maldade e despotismo.

 
At sábado, dezembro 30, 2006 10:58:00 da tarde, Blogger Diogo Tomás said...

O Braisl só teve reis enquanto fez parte do império português. Dps teve imperadores.
Pelo q sei da história brasileira, não consigo apontar maldade alguma aos imperadores que governaram o vosso país. Aliás, a filha do último imperador acabou com a escravatura.

 

Enviar um comentário

<< Home