domingo, fevereiro 11, 2007

Abstenção

A participação no referendo não ultrapassará os 40%.
É triste que os portugueses continuem a não perceber a importância dos actos eleitorais, mas é preciso avaliar o que os levou a tomar esta posição perante o referendo.
Penso que o facto de esta questão já ter sido colocada em 98, contribuiu para a abstenção. Muitos pensaram que basta responder uma vez.
Por outros lado, o povo português ainda não terá entendido muito bem o sentido dos referendos. Digo isto, porque a participação nos outros actos eleitorais ultrapassa os 50%.
A culpa é obviamente dos partidos.
Levaram os portugueses às urnas para responderem a algo que já responderam há nove anos atrás. A opinião não muda tão rapidamente.
Fica aqui uma pergunta: se o sim ganhar voltarão a fazer outro referendo? É que o não ganhou em 98 e mesmo assim não foi impeditivo de que fizessem nova consulta popular, mesmo tendo em conta que não foi vinculatico. Parece-me que a resposta é clara: não.
A esquerda instalada fará tantos referendos até que a resposta seja a que desejam. Aqui a democracia perde, pois quando o sim ganhar já não haverá mais referendo para ninguém.
Quanto ao facto de o instituto do referendo não estar revestido de importância aos olhos dos cidadãos, torna-se urgente que o Estado adopte uma política de sensibilização no sentido de credibilizar este tipo de consulta popular. Talvez seja boa ideia recorrer ao referendo em matérias que toquem as verdadeiras preocupações dos portugueses.

Agora vou aguardar por mais desenvolvimentos quanto ao referendo de hoje...